É um exame que regista a atividade elétrica do coração durante 24 horas, ou seja é um eletrocardiograma dinâmico. Este exame permite ao médico compreender se os sintomas que refere (como palpitações, tonturas, desmaios) correspondem a alterações significativas do ritmo cardíaco. Permite ainda detetar alterações do ritmo assintomáticas e fazer ajustes na medicação. É fornecido um documento para ser preenchido com as suas atividades diárias e com os sintomas que apresente.
Existem riscos ou complicações associados à realização deste exame?
O Registo Holter é um exame seguro. Por vezes ocorre alergia ao adesivo dos elétrodos.
Posso fazer o exame se estiver grávida? E se tiver um pacemaker?
Sim, é um exame que não tem riscos para a grávida, nem para o feto, nem para portadores de pacemakers, válvulas artificiais ou outros dispositivos.
Este exame requer algum tipo de preparação?
O Registo Holter não requer preparação prévia. Deve tomar a sua medicação habitual, ou seguir alguma outra indicação específica do médico, e deverá fazer-se acompanhar no nome dos medicamentos que toma. Para as senhoras torna-se mais prático usar vestuário de duas peças (calças ou saia, evitando os vestidos).
O que se sente?
Este exame não provoca dor. São colocados elétrodos adesivos no peito, ligados a um pequeno registador com pilhas, que o utente transporta à cintura. Por vezes é necessário efetuar alguma depilação para que os elétrodos adiram à pele. No decorrer do exame o utente não poderá tomar banho para não danificar o registador.