A Prova de Esforço é um exame que permite avaliar a resposta cardiovascular ao esforço, habitualmente em passadeira rolante. Durante a prova vai sendo vigiada a sintomatologia (cansaço, dor no peito, tonturas, ou outra) e é monitorizado continuamente o eletrocardiograma, sendo ainda feitas medições periódicas da tensão arterial.
Existem riscos ou complicações associados à realização de uma Prova de Esforço?
A Prova de Esforço é um exame que poderá envolver algum risco, particularmente nos doentes com patologia cardiovascular grave. Por isso só pode ser efetuada com a presença de um médico nas instalações. Raramente pode surgir inadaptação ao tapete rolante e queda.
A Prova de Esforço requer algum tipo de preparação?
Nas horas que antecedem a Prova de Esforço deve tomar uma refeição ligeira, devendo evitar o jejum e as refeições pesadas. Sugere-se que use calçado e roupa confortável, sendo para as senhoras mais prático usar vestuário de duas peças (calças ou saia, evitando os vestidos). No caso de transpirar muito com o exercício poderá levar roupa para mudar. Deve tomar a sua medicação habitual, ou seguir alguma outra indicação específica do médico, e deverá fazer-se acompanhar no nome dos medicamentos que toma e dos exames que tenha realizado ao coração.
Como se realiza uma Prova de Esforço?
Antes de começar o exame, são colocados elétrodos adesivos no peito, ligados por cabos a um registador e a um monitor. Por vezes é necessário efetuar alguma depilação para que os elétrodos adiram à pele. É colocada uma braçadeira para a medição da tensão arterial.
De seguida começa a caminhar num tapete rolante, que progressivamente aumenta a velocidade e a inclinação, aumentando assim o nível de esforço até que fique cansado, ou que surjam parâmetros que permitam fazer um diagnóstico. Durante o exame deverá sempre falar com o técnico cardiopneumologista, comunicando os seus sintomas e estado de fadiga. Depois de terminado o exercício segue-se um período de recuperação até que volte às condições normais em repouso.
Qual a duração do exame de uma Prova de Esforço?
A duração da Prova de Esforço depende da aptidão física de cada pessoa, no entanto, desde a preparação até ao final da recuperação decorrem em média 30 a 45 minutos.