O Ecocardiograma é um exame que utiliza ultra-sons para mapear as estruturas e os fluxos de sangue do coração e artérias. É uma técnica que tem a capacidade de registar imagens em movimento pelo que mostra a forma como o coração se contrai, bombeia o sangue e como funcionam as válvulas. É um exame considerado fundamental para a avaliação da maioria das doenças do coração.
Os tipos de Ecocardiograma mais frequentemente realizados são:
- Ecocardiograma de Modo M-2D - mostra a forma e o movimento das estruturas do coração: músculo cardíaco, válvulas, pericárdio, cavidades, trombos e outras massas.
- Ecocardiograma com Doppler – permite avaliar os fluxos de sangue (velocidade e direção) dentro do coração e nas grandes artérias, o que acrescenta importantes informações sobre o seu funcionamento.
Existem riscos ou complicações associados à realização do Ecocardiograma?
Este tipo de Ecocardiograma não apresenta riscos ou complicações.
Posso fazer um Ecocardiograma se estiver grávida? E se tiver um pacemaker?
Sim, é um exame que não tem riscos para a grávida, nem para portadores de pacemakers, válvulas artificiais ou outros dispositivos.
O Ecocardiograma requer algum tipo de preparação?
Não é necessária preparação para a realização deste exame e os medicamentos devem ser tomados como habitualmente. Deverá fazer-se acompanhar dos exames que tenha realizado anteriormente ao coração. Para as senhoras torna-se mais prático usar vestuário de duas peças (calças ou saia, evitando os vestidos).
Como se realiza um Ecocardiograma?
O ecocardiograma é realizado na posição deitado para o lado esquerdo e sem roupa da cintura para cima. É aplicado um gel não gorduroso no peito para facilitar a passagem dos utra-sons a partir da sonda que é encostada ao peito. A sonda emite os ultra-sons e recolhe os seus ecos produzidos pelo coração, que serão depois convertidos em imagens através de um computador.
Qual a duração do exame Ecocardiograma?
Dependendo dos casos, a realização de um Ecocardiograma pode durar entre 15 minutos a uma hora.